sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Artigo Literário

O ABC nas letras e nas frases
Ao serem apreciadas as alternâncias na língua portuguesa, podem ser criados parâmetros que justifiquem o emprego das letras e das palavras em frases diversas. Como exemplo posso citar a atividade do jornalista, que é considerado por muitos como “troca-letras”, mas isso é dito até de forma elogiosa. Passando do jornalista, chego até o professor que além de aprender precisa ensinar e muitas das vezes não é compreendido, muito menos valorizado. Quem trabalha com as letras corre riscos de escrever ou pronunciar palavras erradas, no entanto, se houver perícia afinada, tudo transcorre na normalidade.
O uso de palavras em determinadas frases pode causar efeitos de forma positiva ou negativa, dependendo do caso. Como esse texto tem a intenção de especificar trocadilhos, jogar as letras de encontro às frases, sustenta-se o equilíbrio de uma retórica satisfatória que transpõe as vontades. Não sei se colocar as sílabas na forma correta vai traduzir em palavras aquilo que penso quando for escrever algo diferente, - como é o caso deste texto. Porém, exclamar, interrogar, adjetivar ou ate mesmo verbalizar uma escrita, tem para mim, importância múltipla, pois sou apenas um conhecedor de poucos substantivos que posso usá-los quando for necessário.
Como estou me dirigindo a uma equipe de intelectuais das letras, preciso ter cautela para não cometer gafes, caso contrário, vou me transformar em vilão de uma história que nem comecei a contar. Voltando ao conteúdo do texto, faço lembrar aos nobres colegas acadêmicos que as palavras aqui empregadas não foram oficialmente corrigidas, pois saíram de improviso. Ao considerar as letras como fatores imprescindíveis para a formação de qualquer tipo de texto, busco o mais profundo recanto da memória para distribuir palavras e dedicá-las a vocês. Sendo assim, os substantivos se envolvem com os verbos, os adjetivos conotam os sujeitos e as sílabas se somam a todas as frases, formando um conjunto de notas capazes de assegurar as palavras e assim por diante.
Como sou poeta, posso intercalar as palavras e formar uma grande poesia, fortalecendo minha condição de apresentar poemas, dentro da formalidade como requer a regra. Como nossa Academia é composta por grandes poetas e grandes escritores, juntemos nossas vertentes e somemos aos predicados que surgirem, para que apresentemos em nossa antologia, que está perto de ser editada, variações culturais que serão apreciadas por uma legião de leitores. É com imensa satisfação que destaco o trabalho de um grupo forte e coeso que defende a cultura literária como bandeira no município de Capanema.

Saudações Culturais.

Paulo Vasconcellos
Poeta e Escritor, membro ativo da ACLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário