sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Opinião - Por Tetê Vasconcellos

Edição: Paulo Henrique

Capanema agora tem sua Cátedra de Literatura!
Mais uma vez Capanem sai na frente e abre mais um espaço voltado á divulgação da sua cultura. Um grupo pequeno, mas bastante orgulhoso da terra onde vive, conseguiu abrir não só uma porta, mas várias janelas para a expressão literária deste centenário município: uma Academia de Letras. A idéia, diga-se de passagem, demonstra o interesse do conjunto de escritores que produz seus feitos literários na cidade.
Sabemos da importância da esfera pública social, já que abrir uma loja, uma farmácia, um supermercado, alimenta o corpo, cura os males e enfeita a beleza estética, mas com certeza, não alimenta o espírito e nem cura a mazela da alma, assim como não evoca a essência do ser, no mais recôndito de seu esconderijo. Assim, se passa com um espaço que reúne não só àqueles que acreditam no cotidiano, mas que sonham em transformá-lo por meio das palavras...
Dessa forma quero parabenizar e manifestar mais uma vez o grande carinho que tenho por esses pequenos que, como diz o dito popular “topam qualquer parada e não param em qualquer topada”. Parabéns pela iniciativa que só engrandece a cultura de Capanema e que agrega cada vez mais, valores nobres em seus cidadãos!
Viva a mais nova cria! Parabéns a Academia de Letras de Capanema!

Por Tereza Vasconcelos

*A autora é jornalista profissional, tem afinidades com Capanema e é defensora das artes literárias. É filha da saudosa Licy Vasconcellos, que na década de 1950 morou em Capanema e por aqui exerceu atividades contribuindo com o desenvolvimento do município. A autora também é sobrinha da saudosa professora Iraci, que educou muitos Capanemenses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário