segunda-feira, 14 de março de 2011

De Verso em Prosa - Poemas e Devaneios

Hoje, estou comemorando Castro Alves
Amanhã, quem sabe, destacarei José de Alencar ou Euclides da Cunha
Como o momento é de comemoração
Impulsiono meu coração e penso...e penso...
Viajo nas anedotas de Luis de Camões
Reflito nos moldes antigos de Rui Barborsa
Flutuo nos contos machadianos
Apresento minha própria poesia
Estimulando a condição de trovador
Fazendo isso, com muita alegria.


Ao relatar Carlos Drummond de Andrade
Enalteço o poder de sua capacidade.
Que ao tirar a pedra do caminho de quem passa por ele
Congrega o aconchego ao acalanto
Pedindo benção a mãe poesia
Viajando no pensamento, estou no navio negreiro
Que o próprio Castro Alves cultua
Encorajando-me a escrever um poema qualitativo
Isso me deixa ansioso e pensativo
Pois, Humberto de Campos declama com fervor
Cecília Meireles implora sem sentir dor
Meu preferido, Fernando pessoa, entoa canção de amor.


Será que me atrevo a escrever um poema?
Se olhar pra frente, certamente serei capaz
Se olhar pra trás, talvez não tenha coragem
Se ficar no meio do caminho, a pedra pode me atrapalhar
Sou peregrino e busco as letras para pensar
Sou menino, sou poeta, sou trovador
Nem sei como explicar...
Assim sendo, termino esse poema
Com certa desenvoltura
Tocando versos e trocando prosas
Trovando sonetos até chegar aos decassílabos
Unindo minha imaginação à arte de escrever
Então...
Realizo meu sonho, um sonho de menino
Ser Poeta, mesmo desafiando meu destino.


Autor: Paulo Vasconcellos, integrante da ACLA. Homenagem ao Dia do Poeta.(14.03.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário