quinta-feira, 10 de março de 2011

Educação e Cultura

Bibliotecários comemoram centenário no Brasil



Com a missão de facilitar a vida do pesquisador, dos estudantes e de todo o mundo que precisa se utilizar de uma biblioteca, o Bibliotecário é um elo entre a informação e o leitor. É ele o responsável por gerenciar todo o acervo de uma biblioteca e buscar dados onde quer que eles estejam. Pela importância da profissão, o Decreto Federal 84.631, instituiu 12 de março como o dia Nacional do Bibliotecário, uma homenagem ao bibliotecário por vocação, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

Centenária no Brasil, a profissão de bibliotecário está cheia de desafios e busca atrelar os aparatos da modernidade e da tecnologia à rotina das bibliotecas. Para a bibliotecária-chefe da Universidade da Amazônia (Unama) e presidente do Sindicato de Bibliotecários do Pará, Amapá e Tocantins, Célia Santana, hoje a profissão está mais valorizada, porque está intimamente ligada a informação e a disseminação do conhecimento.

Além disso, pontua a representante, o profissional de biblioteconomia assumiu o desafio de se envolver com campanhas educativas e propiciar aos menos favorecidos o acesso a informação. “A outra parte da nossa missão é desenvolver a inclusão do conhecimento na comunidade geral. Na Unama, por exemplo, organizamos diversos momentos para que os alunos se sintam convidados a viver um pouco mais a experiência da leitura”, explica Santana.

A Unama é uma das poucas empresas privadas que investe em ampliação dos espaços de leitura. Anualmente, a universidade realiza a “Semana da Biblioteca e Comunidade”, através da qual, recentemente, inaugurou uma biblioteca e uma brinquedoteca no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. “O objetivo da Semana é oferecer oportunidade de leitura para as pessoas que não tem acesso à informação e ao conhecimento e, assim, criar condições reais que permitam aos participantes momentos de reflexão que levem à formação de um pensamento crítico acerca da realidade e da consciência do papel social que cada um desempenha”, reforça Célia Santana.

PROGRAMAÇÃO – O Sindicato de Bibliotecários irá promover hoje (11) uma extensa programação sob o tema “Biblioteconomia no Brasil: 100 anos”. Durante a tarde de hoje, no Auditório Alexandre Ferreira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, haverá a palestra magna “A importância do Bibliotecário como mediador da informação X usuário”, ministrada pelo profº Edson Franco, e a palestra “O centenário da Biblioteconomia no Brasil: um apanhado histórico no Pará”, ministrada pelo Profº Lucivaldo Barros. Ao final, haverá sorteio de brindes e uma programação cultural com a presença do cantor Júlio Freitas.
(DOL, com informações da Unama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário