quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cidade dos Esquecidos ou dos Adormecidos? - Por Haroldo Ribeiro



Em uma roda de amigos dos diversos seguimentos da sociedade, um dos participantes que chegou a poucos meses em nossa cidade, disse que necessitamos apagar a imagem, que Capanema é o município dos Esquecidos, Em sua visão, somos nós que estamos adormecidos. É pura verdade. Acomodamo-nos tanto que Capanema já elegeu mais de quatro deputados estaduais e até dois numa mesma legislatura. Já tivemos, deputados federais e candidato a vice-governador. Já fomos uma das maiores cidades em termos populacionais e uma expressão na economia do Estado, o município já foi um dos maiores produtores de arroz, juta e feijão caupi da região, e agora onde estamos? O que nos engrandece e orgulha! É triste andar pelos bairros de nossa cidade e ver escritas estampados nos muros e fachadas de inúmeras casas “vende-se, aluga-se” isso é sinal de estagnação e de atraso, e, não de crescimento e desenvolvimento. Será porque grandes empresas não se instalam aqui e porque outras já instaladas foram embora? Temos que acordar para a resolução dos problemas que nos afligem!

A culpa é nossa, toda nossa, que em época de eleições, acolhemos e apoiamos oligarquias ou grupos que só olham para os próprios umbigos, não pensam no desenvolvimento social de nossa gente, no desenvolvimento do município, sem falar nos famosos políticos pára-quedistas que se aportam aqui de quatro a quatro anos. Com certeza é porque damos oportunidades, abrimos espaços. É o cúmulo surgirem nomes de políticos de outras cidades e regiões sendo cotados para candidaturas majoritárias em nosso município. Será que não temos: capacidade, competência, visão, coragem e principalmente amor por nossa cidade e região.

Realmente estamos muito adormecidos e acomodados. Será que já não é chegada à hora de todos nós acordarmos e passarmos a repensar o desenvolvimento de nossa cidade e região? Ou vamos aceitar a triste rotulação de CIDADE DOS ESQUECIDOS. Com certeza, se não lutarmos por nossos ideais eles não virão até nós.

Será que não temos competência para tal? Temos que ser pertinentes, pois se cada um de nós fizer o melhor dentro do tempo que nós é dado, com certeza teremos respostas mais rápidas.

Seremos mais competitivos e daremos uma lição de democracia e competência contra os paradigmas que nos destroem e impedem o crescimento de nossa querida Capanema.
Estamos vivendo a era da rapidez. O mundo mudou com a globalização numa velocidade incalculável e, ninguém esperava por isso. E na política não pode ser diferente.

O silêncio político em ano eleitoral que vemos em Capanema é preocupante! Será que a Lei da infidelidade, a proibição de shows-mícios, doação de brindes, uso de camisetas e bonés, contratação de cabos eleitorais regidos pela CLT, mudaram a forma de fazer política? Ou será que resultados de pesquisas de opinião pública assustam alguns e tranqüilizam outros? É sabido que em nossa cidade temos grandes articuladores políticos, porém, vemos que é chegado à hora de darmos uma chacoalhada e partirmos para a luta, se quisermos mudanças na política Capanemense. Ou será que a atual situação está boa para nós. Será que queremos uma Capanema bela e bonita para poucos, um governo ditatorial ou as oligarquias? Para evoluirmos é natural o trabalho, a luta, o enfrentamento e a superação das dificuldades, pois é assim que exercitaremos e desenvolveremos nossas potencialidades.

Cadê as novas lideranças, os empresários, a sociedade civil organizada, essa luta é de todos nós e deve ser uma constância! O que estamos esperando? Cair do céu um salvador da cidade?                                                           

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado com certeza chegará mais longe”.


Texto: Haroldo Ribeiro, integrante da ACLA, titular da Cadeira número 6. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário