terça-feira, 31 de maio de 2011

SAUDAÇÃO AOS NOVOS ACADÊMICOS DA ACLA


Aos neófitos acadêmicos que hoje foram diplomados como imortais e patronos de suas cadeiras da Academia Capanemense de Letras e Artes, NILSON EDSON MESQUITA RODRIGUES, SILVANA VALÉRIA SOUZA DUARTE, ESTÉLIO VASCONCELOS, CLÊNI MARIA GUIMARÃES DO LIVRAMENTO e VALDEMAR OLIVEIRA CUNHA JÚNIOR, em primeiro lugar queremos registrar as nossas boas vindas, quero lhes dizer que para mim é uma satisfação muito grande está saudando vocês em noma da ACLA, pois fui incumbido dessa árdua e honrosa missão, árdua pois não é fácil saudá-los na presença de tantas pessoas ilustre que compõem a mesa, assim como diante dessa platéia maravilhosa por quem tenho muito respeito; mas muito honrosa para mim, poder desfrutar dessa oportunidade de poder homenageá-los numa de forma de reconhecimento por tudo aquilo que vocês já fizeram e ainda farão muito pela cultura e arte de Capanema.
Gostaria muito de numa oportunidade como essa ter o dom da oratória, pois se assim fosse, faria um discurso eloquente, vocês ficariam emocionados e eu com meu ego massageado ou quem sabe até inflado, mas como não tenho o dom da oratória, permitam-me traçar algumas palavras que com toda certeza não alcançarão o majestoso brilho de vossas pessoas, mas brotaram da trincheira da sinceridade.
Vocês são cinco novilúnios acadêmicos que acabaram de ingressar formalmente em nossa ACLA, comparo os meus novos confrades, como se fossem os cinco dedos de uma mão, cada qual tem o seu tamanho individual, cada um tem sua característica particular e suas peculiaridades, formando essa mão amiga da ARTE como um todo, que com certeza tem o propósito de alavancar os ideais e projetos de nossa Academia; permitam-me dizer que vocês são cinco estrelas cintilantes, e cada um de vocês como pessoa é: única, ímpar e singular; porque não dizer que formaram uma constelação que muito brilho veio trazer para nossa Academia Capanemense de Letras e Artes, haja vista, o incontestável conúbio que vocês tem com as mais diversas forma de expressão artística, e, que todos tem uma vocação para artista, seja lá nas suas mais diversas matizes, já nos demonstraram isso, somado ainda ao empenho de todos vocês na valorização e na defesa da arte e da cultura regional, de certo que o ingresso dos meus nobres confrades irão contribuir para o enriquecimento e engrandecimento dos trabalho de nossa academia, visto que a ACLA tem como objetivo precípuo difundir, valorizar e apoiar a ARTE nas suas mais diversas nuances, sobretudo estimular a leitura, divulgar e incentivar a nossa cultura regional.
Temos a certeza de que, a bagagem cultural que meus novos pares estão trazendo para dentro da ACLA, será incrementada em nossos projetos culturais, de forma que a sociedade capanemense possar conhecer e participar mais ativamente de nossa manifestação cultural, valorizando imperativamente a nossa cultura regional.
Quero informar a todos os presentes que a nossa Academia tem como patrono, o profícuo escritor paraense, JOSÉ VERÍSSIMO, e eu poço afirmar que hoje o túmulo de JOSÉ VERÍSSIMO está em festa, em regozijo ao ingresso desse cinco novéis.
Mas gostaria de encerrar minha saudação, com uma célebre frase do grande Charles Chaplin, que foi um artista polivalente, como vocês meus novos confrades.
“ A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, dance, chore, e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”
Meu muito obrigado.

Capanema, 25 de maio de 2011.

Samuel Alencar da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário