terça-feira, 26 de novembro de 2013

Semana de Artes: Revelações de talentos em momentos contagiantes



Continuar o sucesso de uma promoção que se tornou marco cultural em Capanema transformou-se em meta prioritária da Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA, que de forma corajosa tem mantido padrão de qualidade nos eventos já realizados. A segunda-feira foi marcante a partir da abertura da Jornada Fotográfica coordenada pelo fotógrafo profissional Rafael Cabral, contratado pela entidade para ministrar orientações as pessoas inscritas culminando com um concurso intitulado “Janelas Capanemenses”, que premiará os trabalhos vencedores. A jornada fotográfica inserida na Semana de Artes é considerada como ação inovadora que transpõe as expectativas e consegue testar aptidões de quem tem na fotografia verdadeiro Hobbie, podendo também formar profissionais. Para Rafael Cabral, a oficina que está sendo ministrada tem provocado reações positivas nos participantes, sendo essa  é a parte mais interessante  por se tratar também da troca de experiências.
Produtores de cultura e praticantes de artes se movimentam de um lado para o outro aperfeiçoando suas obras para chamarem a atenção do público que  até então não havia tido oportunidade de se deparar com tantas criações oriundas das mãos dos artistas capanemenses. Pela cultura e pela arte, a ACLA está cumprindo o que foi articulado no Planejamento Estratégico, colocando em prática a partir do primeiro movimento até o encerramento da Semana.

Noite memorável  - Mesmo a segunda-feira sendo um dia atípico para a realização de grande espetáculo, o público lotou as dependências do clube Nassau para assistir a programação noturna que iniciou com a participação especial do Grupo Timbiras com seus números de Marujada, dança que contagia e mantém tradição de décadas em Capanema. As inovações da Semana de Artes tem surpreendido quem participa como espectador e então, mostrar ao público o que acontece nos bastidores de um programa de rádio, foi um dos desafios superados, pois mesmo com a simulação de ambiente que configurou um estúdio, os quadros refletiram a performance dos locutores que comandaram o momento. A dança como integração social revela talentos e o Grupo Sensart recebeu aplausos em sua apresentação na preliminar do show do cantor Nilson Chaves que mais uma vez esteve em Capanema recebendo o carinho de seus admiradores.
Poesias declamadas, informes sobre a programação do evento que será encerrado no sábado 30, menções aos patrocinadores e a apoiadores da SEMARC, foram constantes, até o momento mais esperado da noite a participação de Nilson. As dependências do Nassau estavam completamente lotadas de pessoas que aplaudiram o artista Nilson Chaves que além de cantar sucessos antigos apresentou seu mais novo CD (Amores) que ainda não foi lançado no mercado. As vozes que acompanharam Nilson eram sincronizadas com cada música que ele cantava, formando um coral perfeito que se agitou do início ao fim do show. No final da apresentação de Nilson, muitos fãs posaram para fotos ao lado do artista que recebeu dedicatória especial em formato de poema, autoria da poetisa capanemense Elza Melo.

Deputado prestigia  - O deputado Eduardo Costa, um dos patrocinadores da SEMARC, acompanhou toda a programação da segunda-feira, elogiando  as apresentações, bem como enalteceu o trabalho que está sendo desenvolvido pelos acadêmicos e pelos colaboradores. “Saio daqui respirando cultura, pois o que vi, foram artistas natos que representaram com categoria e profissionalismo, sintetiza Eduardo.

Exposições de obras  Aproveitando o grande fluxo de pessoas que foram assistir ao show de Nilson, artesãos que estão cadastrados na Mostra de Artes, expuseram suas criações em estandes improvisados. Os autores dos livros Vida de Moleque, Poetando e o Sapo que não Lavava o Pé, também apresentaram suas obras. Foi assim o complemento do terceiro dia da Semana de Artes promovida pela ACLA.  

I Semana de Artes   Organização: Academia Capanemense  de Letras e Artes 
Patrocínio: Prefeitura de Capanema, CIBRASA e Deputado Eduardo Costa


Confira as fotos  -  









































































Fotos : Rafael Cabral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário