terça-feira, 26 de novembro de 2013

Um marco na Cultura de Capanema



A frase ou slogan, “A Cultura em Evidência”, da I Semana de Arte de Capanema, pode dar uma ideia do objetivo desse evento, para o qual cabem vários adjetivos, tais como, audacioso, ambicioso, arriscado, idealista, maravilhoso, entre outros, pois sua realização vem de encontro aos anseios da comunidade artística e cultural do Município de Capanema.
A Academia Capanemense de Letras e Artes como idealizadora e promotora do evento vêm contando com bastante apoio da sociedade em geral, sem distinção, todos gostaram muito da ideia. A Academia parece apenas ter sintonizado o pensamento de todos, mostrando também grande sensibilidade nesse intercâmbio de ideais.
A proposta não deve parar na primeira semana, pois nada se constrói de uma só vez. É necessário insistir e persistir com esse evento pelos anos vindouros, será um marco cultural em nossa cidade, um divisor de águas. A visão de futuro nos indica grandes possibilidades, surgimento de muitos artistas, valorização das nossas coisas, paradigma de ação cultural para a região Nordeste do Pará e porque não do Brasil, desenvolvimento e difusão da economia criativa, abertura de novos espaços ao empreendedorismo cultural e o surgimento de uma nova consciência sócio-político-cultural que fará do nosso município um modelo de desenvolvimento sustentável, onde o homem tem seu real valor, porém, entendendo-se como artífice de transformação da sociedade, mantendo o meio ambiente como parceiro e irmão na condução do planeta.
Como se percebe, a I Semana de Arte de Capanema não é um evento da Academia Capanemense de Letras e Artes, mas de todos que buscam se expressar pelas artes. Transformar Capanema em um centro artístico e cultural nacional não é uma ambição desmedida, mas possível, visionária, no entanto, muito realista, tal a grande fertilidade artística de talentos, percebida já nas fases de organização dos eventos da I SEMARC. As noites de segunda feira no Clube Nassau já podem ser registradas como momentos históricos desse novo cenário, nunca se viu tanto debate, discussão, ideias, diversidade artística, juntos, em colóquios animados e vibrantes, com expressivo e emocionante desinteresse pessoal, e tudo pela arte, podem crer.
A programação da I SEMARC é bastante ambiciosa, realizar-se-á em oito dias, de 23 a 30 de novembro de 2013, envolvendo cerca de 12 atividades artísticas. A ideia foi concebida com o objetivo de colocar a arte em vários pontos da cidade, fervilhando mesmo, motivando as pessoas a se movimentarem diariamente em busca de arte e cultura. Todos os eventos terão entrada franca. Artistas consagrados foram convidados para participar, citando o violonista internacional Salomão Habib e o cantor e compositor Nilson Chaves. A divulgação está em todos os meios de comunicação e nas redes sociais.
Trata-se de uma mobilização cultural, uma manifestação livre, onde todos podem contribuir, fazer com que nossos valores sejam respeitados, buscar pela expressão artística interferir na condução política da sociedade. É, enfim, o momento reflexivo necessário para expressar as insatisfações e quem sabe desde já, iniciar a transição tão esperada para um ambiente de paz e harmonia no entorno de cada um.

Nilson Mesquita  -  Caboco Nirso





Nenhum comentário:

Postar um comentário