quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A face dos artistas e nova fase da cultura

P de Ponto, V de Vista  -  Por Paulo Vasconcellos

As portas se abriram, as janelas firmes e posicionadas mostraram retratos produzidos por mãos que criam, transformando os traços em magníficas produções.  O imaginário fertilizado de quem se dispõe a criar, simplifica estratégias compromissadas com a arte, que representa vértices culturais moldurados que compartilham exemplos a serem seguidos e prestigiados.
Márcia Solange, artista plástica.
Márcia Solange, artista plástica.

O artista solitário mantinha em sigilo sua obra de criação por não se encorajar de mostrá-la em local público ou até mesmo a alguém, se encheu de entusiasmo e se inscreveu para a mostra que fez parte da I Semana de Artes de Capanema, coordenada pela Academia de Letras. O semblante do artista apresentou satisfação e ele sentiu-se libertado por poder usufruir dos momentos em que recebeu elogios de todas as formas.  A arte pediu passagem e esteve presente em vários pontos de referências, visualizada por admiradores que também demonstraram certa timidez, pois ainda não havia acontecido um evento do gênero em Capanema, envolvendo vários segmentos culturais.
Os talentos foram revelados não somente pelos anônimos como também por que já tem vários anos de caminhada participando de exposições, mas ainda não tinha usufruído de uma oportunidade em sua própria cidade. A SEMARC, mexeu literalmente com os artistas a começar pelas obras físicas, passando pela literatura envolvendo Poesias e Contos, consolidando a dança como instrumento de integração social, confirmando que a música tem capacidade de integrar com seus ritmos variados, assegurando que toda arte valoriza seu autor seja qual for a modalidade.
Durante 8 dias a expansão cultural se estabeleceu em Capanema, proporcionada por um planejamento estudado pelo grupo que representa a ACLA, apresentado aos parceiros, colocado em prática e bem aceito pela comunidade que prestigiou todos os eventos inseridos na programação. Os aplausos são múltiplos com merecendência para os atores que se dispuseram a mostrar suas capacidades através da arte em peças construídas criteriosamente para a apreciação popular.
Tudo o que aconteceu durante a SEMARC está edificado através de uma construção firmada em solo fertilizado que envolveu a cultura capanemense, mobilizando seus ativistas que mostraram força individual que se juntou ao talento, pluralizando os atos que configuram projetos que passaram a ser reconhecidos não somente em Capanema como também em outros centros que receberam informações simultâneas através de meios que possibilitaram acompanhamento de tudo o que ocorreu no evento.
A história cultural de Capanema ganha um novo capítulo que será lido e relido para posterior inserção nos anais do setor especializado, por todo o contributo proporcionado pela SEMARC.
A iniciativa da Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA, concerne no compromisso de uma entidade que atua com intenções voltadas para o aprimoramento e o apoio a diversidade cultural marcada pela integração com todos os instrumentos capazes de fortalecer a expansão dos artistas que precisam mostrar suas produções em todos os parâmetros para melhor serventia sintetizada por compromissos multiplicativos. A SEMARC propiciou diversidade cultural e valorização dos artistas, verdadeiros representantes de uma célula que recebe impulsos sempre que mobilizada. (PV)

** Texto dedicado a todos os artistas que participaram da I SEMARC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário