terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Valorização do artista em evento que massificou a diversidade cultural



Os vértices da cultura foram lapidados durante uma semana em que a diversificação teve priorizada suas atividades revelando talentos e mostrando qualidades de artistas que apresentaram suas obras em espaços itinerantes criados especialmente para acolherem a SEMARC, evento idealizado e realizado pela Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA, entidade que fomenta a cultura no município.
Durante o período de 23 a 30 de novembro os moradores de Capanema e de  municípios adjacentes, acompanharam o movimento que chamou a atenção devido a boa qualidade dos trabalhos apresentados pelos artistas, muitos deles ainda no anonimato. As artes, símbolos maiores da jornada cultural programada pela ACLA tiveram reconhecimentos pelos detalhes com que foram construídas pelos artífices que aprimoraram suas técnicas colocando a apreciação popular, frutos de suas imaginações em técnicas afinadas. Alguns ramos da arte constituíram o leque de opções oferecido pela coordenação da SEMARC que agregou valores e o resultado atingiu o patamar esperado, de acordo  com o que foi planejado. A expressão cultural sustentou as prerrogativas de que o artista quando valorizado procura se  aperfeiçoar em tudo o que diz respeito a qualidade que precisa ser dada às suas obras.

No contexto geral a I Semana de Artes de Capanema, promovida pela ACLA, atendeu as necessidades e impulsionou o setor cultural para novos rumos  serem buscados, cabendo aos artistas, responsabilidades individuais, entretanto o que foi visto durante o evento teve aceitação pelo fato da escassez de oportunidade. Os itens explorados na SEMARC foram observados por muita gente, cabendo a Secretaria Municipal de Cultura, órgão que se integrou e deu apoio, acompanhando passo a passo o que se destacou durante os dias de realização.

A cada passo dado as revelações surgiam e na cerimônia de encerramento, os certames que estipularam premiações, apresentaram os vencedores, como foram os casos da Jornada Fotográfica, Concurso de Contos e Projeto Nossos Poetas. A literatura teve novamente reconhecida sua patente, contemplando poetas e escritores que participaram apresentando obras concretas que agora  são conhecidas do público através da SEMARC. Os próximos registros constantes nesta matéria apresentam resultados que agora fazem parte do acervo da Academia de Letras que em 3 anos e meio de existência assumiu a patente de um grandioso acontecimento cultural.

Unidos Jazz Band. 
Como toda cerimônia, a festa de encerramento da SEMARC apresentou a música como intercâmbio cultural e  aspecto da valorização artística. Na Praça Moura Carvalho, onde ocorreu o encerramento da programação, os músicos da Unidos Jazz Band, receberam os aplausos por mostrarem a forma clássica de músicas conhecidas em cada gênero. Outra participação especial foi a do grupo de carimbó Riquezas da Terra, também formado por pessoas de Capanema que mostraram a força contagiante  do ritmo. Presente ao evento, o Secretário de Cultura Zeca Barata, disse estar satisfeito com que a ACLA proporcionou, valorizando os artistas de diversas modalidades. 

Grupo Riquezas da Terra.
O secretário também frisou que o prefeito de Capanema, Eslon Martins, não mediu esforços em apoiar o evento por acreditar no trabalho desempenhado pela Academia de Letras, entidade composta por pessoas compromissadas com a cultura.
A acadêmica Madalena Oliveira, presidente da ACLA, ressalta que a união de forças foi fundamental para a realização da I SEMARC, sendo que os frutos produzidos já tem consumo assegurado pela qualidade dos trabalhos apresentados. “Cumprimos o que planejamos e agradecer os artistas que atenderam o chamado da ACLA é a forma mais sensata que deve ser usada, pois eles são talentosos, valorosos e compromissados com as artes”, avalia Madalena.

Concurso de Contos e Projeto Nossos Poetas – Resultados




Projeto Nossos Poetas -  Classificação Final

10ºLugar: Gilcivan Melo Figueiredo -  Menção Honrosa
Poema: Livros

09º Lugar: Valdete Gomes dos Santos - Menção Honrosa
Poema: Amor de Romance

08º Lugar: Wllenilson José Oliveira Sarmento - Menção Honrosa
Poema: Sutileza

07º Lugar: Marlon Leal do Nascimento - Menção Honrosa
Poema: Reflexos da Nostalgia

06º Lugar:Marlon Leal do Nascimento -  Menção Honrosa
Poema: Por fim o Reinício

05º Lugar: Francisco de Assis Sousa Araújo - Menção Honrosa
Poema: Sublime Sentimento

04º Lugar: Diego Vasconcelos Queiroz  - Menção Honrosa
Poema: Amantes

3º Lugar: Marlon Leal do Nascimento –( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).
Poema: Pontos do Passado

2º Lugar: Diego Vasconcelos Queiroz -  –( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).
Poema: Nostalgia

1º Lugar: Antonio Flávio Barros da Silva -  –( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).
Poema: Vida Verdejante



Concurso de Contos  -  Classificação Final


3º Lugar: Valdete Gomes dos Santos - ( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).

Conto: As coisas mudam de importância

2º Lugar: Ádila Pereira Xavier - ( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).

Conto: Enquanto a noite não vem

1º Lugar: Gilcivan Melo Figueiredo - ( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).

Conto: Rio de Coca-Cola

Comissão Julgadora - Para conhecer os vencedores dos concursos literários a ACLA contou com a contribuição do corpo de júri, formado por: Stélio Vasconcellos (Poeta e escritor) Francisco Lima (Professor) e Célia Navegantes (Professora), com a coordenação de Celene Vasconcellos. Os trabalhos dos autores foram selecionados na ordem de pontuação e entregues  ao Comitê Gestor da SEMARC para serem arquivados no acervo da ACLA.


Vencedores da Jornada Fotográfica

Durante a SEMARC o fotógrafo profissional Rafael Cabral ministrou oficina de fotografias, sendo estipulado um concurso com título “Janelas Capanemenses”, cujas produções receberam a avaliação dos julgadores Waldemar Cunha Júnior, Beto Buarque e Claudemir Nascimento. O resultado da Jornada foi o seguinte:

4º Lugar: Vitor Sousa Mesquita  - (Conjunto da obra)
Trabalho: Cotidiano

3º Lugar: Tereza Letícia da Silva Monteiro -  ( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).
Trabalho: Iluminada Capanema  

2º Lugar: Abneas Rodrigues de Oliveira Júnior- ( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).
Trabalho: Entre o Divino e o Humano

1º Lugar: Lucas Botelho Holanda  -  ( Premiação em dinheiro, troféu e Menção Honrosa).
Trabalho: Fim de Tarde

Os demais artistas que participaram da I SEMARC foram convidados especiais e mostraram suas obras de acordo com a programação estipulada pela ACLA, sendo que muitos obtiveram além da visibilidade, oportunidades para fechar negócios. A culminância da Semana de Artes apresentou conjunto de satisfações atreladas ao esforço concentrado e valorização cultural, com dividendos que estão sendo acumulados a tudo o que foi apresentado.

Confira todas as fotos: 









































































  
I SEMARC  -  Realização   -  ACLA
Patrocinadores: CIBRASA, Prefeitura de Capanema e Deputado Eduardo Costa.



Texto: Paulo Vasconcellos
Edição: Dyah Sousa
Fotoa: Nilson Mesquita 



Nenhum comentário:

Postar um comentário