quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Campeão do Projeto Nossos Poetas 2013 faz relato elogiando a I SEMARC



Assim como a Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo no ano de 1922, representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo; a Primeira Semana de Arte de Capanema também representou uma mudança definitiva no modo como os capanemenses percebem a cultura dessa cidade tão deslembrada do ponto de vista artístico.

Nos que participaram diretamente do evento, é visível a alegria contagiante despertada na busca pela valorização dos artistas locais, dos talentos e das belas obras brotadas por aqui.

Para as autoridades incompetentes, de hoje e de ontem, e também para os pessimistas de plantão, que achavam que não ia dá certo, e mesmo de longe, ou até mesmo “próximos”, observaram surpresos o sucesso, a beleza e a grandiosidade do evento, no mínimo despertou dentro desses, um sentimento de culpa pelo que deixaram de fazer à cultura de nosso município ao longo de muito tempo. Muito tempo mesmo!

Durante 8 dias, a cidade de Capanema foi tomada pela sabedoria dos artistas locais. Mesmo com simplicidade, ficou evidente o talento dos que aqui nasceram, e dos que adotaram esta bela cidade interiorana como suas moradas.

A Primeira Semana de Arte de Capanema marcará época, por apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como o poema, o conto, a arte fotográfica, a música e a dança. Dando especial atenção à literatura e às artes plásticas exibida em telas de encher os olhos.

Agora, sou mais feliz por ver que ainda existem pessoas preocupadas com a cultura de nossa cidade, dispostas a dedicar alguns momentos de suas vidas para a valorização dos artistas locais. Eu, como poeta vencedor do VI Concurso de Poesias de Capanema, sinto-me privilegiado por minha obra ter sido a escolhida dentre tantas belas composições apresentadas.

A Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA está de parabéns!


Flávio Barros
Vencedor do VI Concurso de Poesias de Capanema (2013)



Nenhum comentário:

Postar um comentário